top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Confira a previsão do tempo entre os dias 27 de fevereiro e 14 de março de 2023

Entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março de 2023, o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê maiores volumes de chuva (tons em vermelho e rosa na figura 1) em áreas pontuais das regiões Norte e Nordeste, e entre os estados de Santa Catarina e Paraná, causados principalmente devido ao calor e umidade.


Em grande parte do leste da Região Nordeste, em Roraima e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (tons em branco e azul), o tempo seco prenomina na maioria dos dias.


Para a Região Norte podem ocorrer volumes de chuva maiores que 80 mm em áreas centrais do Amazonas, Pará e Acre. Já em Roraima haverá predomínio de tempo seco em praticamente toda a semana.


Na Região Nordeste, o tempo seco predomina ao longo da semana em grande parte da porção leste. No entanto, para o Maranhão são previstos volumes de chuva maiores que 80 mm em áreas do centro e norte do Piauí. Já em áreas do extremo oeste da Bahia e extremo norte do Ceará, os volumes de chuva poderão ser mais baixos, não ultrapassando 50 mm.


No Centro-Oeste a previsão é de volumes de chuva, que podem ultrapassar os 50 mm em áreas do norte de Mato Grosso, centro-sul de Mato Grosso do Sul e áreas centrais de Goiás. Já no leste de Goiás, noroeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 20 mm.


Na Região Sudeste, os maiores volumes de chuva deverão ser registrados em áreas do sul e Zona da Mata mineira e entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de áreas do oeste de São Paulo, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm. No Triângulo Mineiro e grande parte de São Paulo, os totais de chuva devem ficar entre 20 e 40 mm, enquanto no centro e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo haverá predomínio de tempo seco na maior parte da semana.


Na Região Sul, algumas áreas de instabilidade podem provocar grandes acumulados de chuva, ultrapassando 80 mm na maior parte do Paraná e no leste de Santa Catarina, além de áreas pontuais do norte do Rio Grande do Sul. No extremo sul gaúcho, não há previsão de chuvas em grande parte da semana, enquanto nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva com volumes entre 20 e 50 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (27/02 e 06/03/2023). Fonte: INMET.

Entre os dias 7 e 14 de março de 2023, a previsão do Inmet também indica acumulados de chuva, maiores que 50 mm, chegando a valores maiores que 100 mm em áreas das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas do MATOPIBA. Já em grande parte de Roraima, Região Sul e costa leste do Nordeste são previstos baixos acumulados, inferiores a 30 mm. Veja figura 2.


Para a Região Norte são previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em praticamente toda a região, com exceção de Roraima e noroeste do Amazonas, onde os totais de chuva serão menores que 40 mm.


Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores volumes de chuva ficarão concentrados em áreas do Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e extremo norte do Ceará, e podem ultrapassar os 50 mm. Nas demais áreas da região, os totais de chuva serão menores que 30 mm.


Na Região Centro-Oeste há previsão de muita chuva maiores que 70 mm no Mato Grosso e Goiás, enquanto em áreas do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva não devem ultrapassar 60 mm.


Já na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer em grande parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com valores superiores a 80 mm. No entanto, em São Paulo e no Espírito Santo, os volumes de chuva não devem ultrapassar 50 mm.


Na Região Sul são previstos baixos volumes de chuva, entre 10 e 30 mm em grande parte da região.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (entre os dias 7 e 14 de março de 2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 8/2023.


0 comentário

Comments


bottom of page