top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Com entusiasmo, estudantes da Rede Estadual retornam às escolas


Nesta quarta-feira (21), estudantes do terceiro ano do Ensino Médio retornaram às escolas na primeira etapa de retomada das aulas e outras atividades presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual. Este retorno foi marcado pelo entusiasmo de professores e estudantes que não viam o momento de voltar à sala de aula. Em todo o Estado, escolas da Rede Estadual que ofertam o Ensino Médio deram início à retomada das aulas presenciais. Este processo segue nos dias 27 de outubro e 03 de novembro, contemplando estudantes do segundo ano e do primeiro ano, respectivamente. O Ensino Técnico Concomitante, Subsequente e a Educação de Jovens e Adultos também retornam no dia 03 de novembro.


O relógio marcava 7h15 quando o estudante Edvaldo Virgínio entrou na sua escola, a Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, situada no bairro da Tamarineira. Um dos primeiros a chegar no local, o adolescente recebeu, logo no pátio da unidade de ensino, instruções da gestora Andréa de Cássia para cumprir as normas sanitárias para a contenção da Covid-19. “Eu estava contando as horas para voltar. Desde a primeira retomada eu me senti muito seguro para frequentar as aulas porque vejo o empenho da gestão em manter a escola em dia com todos os protocolos de segurança. Estou muito feliz em poder estar aqui de novo, rever meus amigos mesmo que de longe, e poder estudar para fazer o Enem”, disse.


Andréa contou como a equipe docente e demais funcionários se prepararam para receber os estudantes. “Além de seguir todas as recomendações da Secretaria, nós criamos um grupo intitulado Comitê de Retomada, que reúne alguns estudantes, pais e responsáveis, funcionários da limpeza, merenda, professores e equipe gestora, onde todos se comunicam com frequência sobre os detalhes desta retomada. Então temos uma rede de apoio neste momento que é formada por todos os setores da escola. Estamos unidos em prol da educação, de fazer tudo isso dar certo”, detalhou.


A poucos metros dali, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães, dava um boas-vindas com muita cautela em todos os espaços. Na entrada do pátio, refeitório e salas, totens com álcool gel, além de sinalização pelo chão e paredes reforçando a obrigatoriedade do distanciamento social e uso de máscara. Assim como ela, todas as unidades que retornaram nesta primeira etapa estão usando o material de campanha de conscientização criado pela Secretaria de Educação e Esportes.


A estudante Maria Eduarda da Silva, da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), teve dificuldades com o ensino remoto e estava entusiasmada com o retorno à sala de aula. “Eu não me adaptei a estudar pelo computador, pelo celular, e fiquei muito animada com o anúncio da retomada. Ver o professor de perto, poder interagir sem a oscilação da internet ou até mesmo a falta dela é bem melhor. Eu quero fazer vestibular para Filosofia, e quem é de Humanas sabe bem que nada melhor do que estudar com gente e participar de discussões em coletivo”, pontuou. 


O professor de matemática da Etepam, Walter Pessoa, comemorou a retomada e frisou a importância de todos da comunidade escolar cumprirem as medidas de segurança. “Ninguém no mundo, neste momento, pode garantir que o vírus não existe mais. Mas podemos fazer a nossa parte para que a curva de contaminação diminua cada dia mais. Aqui na escola nós estamos nos preparando há muito tempo para este momento e vejo os alunos bem conscientes de seus deveres aqui dentro. A nossa expectativa é que dê tudo certo e que esses adolescentes possam concluir o Ensino Médio com saúde e uma educação de qualidade”, disse.


“Estamos muito contentes em retomar as aulas presenciais nas nossas escolas. Ao longo dos últimos meses, a Secretaria de Educação e Esportes vem preparando as unidades de ensino para este retorno, para recepcionar a equipe gestora, estudantes, professores e demais profissionais atendendo as recomendações das autoridades sanitárias. Estamos vendo o entusiasmo dos estudantes, principalmente os concluintes do Ensino Médio, pois estamos nos aproximando de avaliações como o Enem, por exemplo. Tivemos uma retomada tranquila e com adesão da maioria dos nossos professores. A nossa expectativa é aumentar ainda mais a adesão dos estudantes nos próximos dias”, ressaltou o secretário Fred Amancio.


Vale ressaltar que este retorno dos estudantes é opcional, e no caso dos menores de idade, a decisão de voltar à escola caberá aos pais ou responsáveis. Não irão retornar os alunos, professores e demais profissionais da Educação com fatores de risco, como, por exemplo, os maiores de 60 anos.

0 comentário
bottom of page