Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Com baixa de 50% no estoque, Hemope convoca doadores de sangue


Imagem: ilustração

O estoque de bolsas de sangue do Hemope está cada vez mais preocupante. Por isso, a instituição convida os doadores de sangue e interessados para comparecerem ao Hemocentro Recife e prestar esse ato de solidariedade. Devido a pandemia do Covid-19, a instituição tem constatado uma queda brusca nas doações nos últimos meses, chegando em um déficit de 50% do estoque, o que pode prejudicar a assistência à população que precisa passar por cirurgias no Estado.


Com o isolamento social recomendado para evitar a proliferação do novo coronavírus, apenas quem presta serviços essenciais deve sair de casa. Por conta da baixa movimentação de pessoas nas ruas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com baixo estoque de sangue.


A presidente do Hemope, Gessyanne Paulino, informa que o Hemope está dentro das condições de higiene propostas contra o coronavírus.  “Tomamos os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério de Saúde e não coletamos o sangue dos candidatos que estiverem gripados”, pontua a diretora, que ainda ressalta que as pessoas doem sangue de máscara.


Já a diretora de Hemoterapia da instituição, Anna Fausta, reforça que, atualmente, todos os oito tipos sanguíneos apresentam um déficit de bolsas. “Nós somos o principal hemocentro do Estado, o único público. Por isso, somos responsáveis pela coleta de sangue para atender a todos os hospitais do Sistema Único de Saúde e também aos centros particulares, caso necessitem”. Atualmente, o Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS.


Como doar

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.


É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos, já os intervalos entre as doações de sangue, são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres. O Hemope funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.

0 visualização