top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Chuvas continuam no Nordeste nos próximos dias e em áreas isoladas do sertão de Pernambuco


A previsão indica, até a próxima terça-feira (21), pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento ocasionais em todo o centro-norte da região Nordeste, sendo que, principalmente no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e em áreas isoladas do sertão de Pernambuco e da Paraíba, os volumes poderão ser superiores a 150 milímetros (mm) no período, especialmente entre os dias 18 e 20 de março, conforme pode ser observado nas figuras 1a e 1b, que mostram grande teor de umidade entre os níveis atmosféricos de 700 e 500 hPa (aproximadamente 3.000 e 5.600 metros) e chuva acumulada no período (figura 1c).


Além disso, a partir de terça, há uma tendência de que as chuvas fiquem mais intensas no leste da região, especialmente entre Pernambuco e a Bahia.


Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.

Figura 1: (a) e (b) previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para as variáveis temperatura do ar, linhas de corrente e umidade relativa do ar em 500 hPa e 700hPa no dia 20/03, às 00 UTC (21h, horário local do dia 19/03), respectivamente e (c) chuva acumulada entre os dias 17/03 e 21/03 (21h, horário local do dia 16/03 e 20/03).


Na primeira quinzena de março, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) esteve mais ao sul e contribuiu para a ocorrência de chuvas no Nordeste, especialmente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Nestes estados, houve uma melhor distribuição espacial das chuvas, enquanto que, em Pernambuco e na Paraíba, as chuvas mais intensas e volumosas ocorreram de forma mais isolada, principalmente nas mesorregiões do sertão e cariri.(Por Inmet)

0 comentário

Comments


bottom of page