banner technobytes.jpeg
OTa2.jpg
LOGO MEGA.jpg
Banner Aveloz
  • Mikael Sampaio

Cedro participa do terceiro encontro do programa Território Vivo



O município do Cedro participou de mais uma oficina do programa Território Vivo, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Com o tema Projetando o Futuro, a oficina foi conduzida pela Socióloga e especialista em desenvolvimento territorial, Tânia Zapata.

O encontro aconteceu no auditório do Salgueiro Plaza Hotel e reuniu representantes dos 7 municípios do sertão que fazem parte da rede: Carnaubeira da Penha, Cedro, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

O programa Território Vivo foi planejado no primeiro semestre de 2017 e começou efetivamente há apenas três meses. Ele atua em 4 redes de desenvolvimento e mobiliza uma comunidade de lideranças, poder público e empresários para oficinas presenciais, mantendo um debate permanente via redes sociais, envolvendo os municípios do Agreste e Sertão Pernambucano.

Na palestra dessa segunda-feira (31-10), Tânia Zapata compartilhou experiências de desenvolvimento local exitosas em outros lugares do Brasil e do mundo, e que podem ser implantadas nas cidades do sertão pernambucano.

A Socióloga enfatizou que os municípios só terão perspectiva de crescimento econômico e social se pensarem e implantarem estratégias de desenvolvimento local. "O país só cresce quando cada cidade se desenvolve. Temos que pensar o Local e envolver empresários, poder público e sociedade civil em pactos de desenvolvimento sustentável", disse Zapata.

Durante a oficina foi formado um coletivo de 14 pessoas com perfil de liderança e determinação. O grupo terá a tarefa de organizar o SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E COOPERAÇÃO, previsto para acontecer em dezembro. Para isso, vão passar por uma capacitação na sede do SEBRAE de Serra Talhada, no próximo dia 16 de novembro.

A última oficina deve acontecer no fim de novembro e servirá como uma plenária deliberativa para aprovação de um plano de ação para o território. O SEBRAE iráapoiar os projetos que estejam dentro dos eixos de desenvolvimento e incentivar o crescimento local e territorial dos municípios e da rede.

O Cedro foi representado no 3º encontro dessa segunda-feira (30) pelo Secretário de Planejamento e Administração Aldenir Santos, Secretário Adjunto da SEJUCE Edson Silva, Gerente Pedagógico Espedito Fidélis, Coordenadora Municipal das Mulheres Josicleide Paulo e pelo Chefe do Departamento da Assessoria de Comunicação Luciano Cesário, os dois últimos também irão representar o município no Coletivo responsável pelo Seminário de Desenvolvimento.

#Cedro

0 comentário