Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Cedro: Caminhada e panfletagem marcam encerramento da semana de prevenção ao suicídio



As atividades da semana de prevenção ao suicídio foram encerradas na manhã desta sexta-feira (15) em Cedro-PE, com uma caminhada de conscientização e ação de panfletagem nas principais ruas da cidade. O movimento foi promovido pela Prefeitura/Secretaria de Saúde e contou com a participação de escolas do município, da rede estadual e da comunidade em geral.

Durante a semana várias atividades foram desenvolvidas nas escolas e unidades de saúde do Cedro em alusão à campanha do setembro amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. O objetivo da campanha é promover ações preventivas pela causa e relacionadas à importância da saúde emocional, já que o índice de suicídio tem crescido no Brasil e também na região. No país, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida, segundo dados da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do senado.

“O suicídio mata mais do que o câncer e a aids. Os números exigem de nós atitudes preventivas. A família nesse caso tem um papel fundamental, que é acompanhar a rotina da pessoa vulnerável”, disse a psicóloga do CAPS de Serrita, Auricélia Braz.

A Secretária de Saúde, Lucilene Bezerra, agradeceu a participação dos órgãos envolvidos e pediu a união de esforços para o enfrentamento ao suicídio. “A nossa gratidão ao NASF, CREAS, CAPS de Serrita e todos os profissionais da Secretaria de Saúde que estiveram engajados nessa campanha exitosa”, expressou.

SETEMBRO AMARELO

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e é realizado no Brasil - que é o oitavo país do mundo em número de suicídios - desde 2014, através do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A meta da campanha é combater o estigma que envolve o tema e informar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto.


1 visualização