Mikael Sampaio
Brasil terá semana com frio intenso, ventos fortes, neve e geada

A formação e deslocamento de uma frente fria hoje (15), pelo Brasil, favorecerá a ocorrência de chuvas fortes em áreas do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e áreas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Segunda-feira (16)
Amanhã (16), o rápido deslocamento da frente fria favorecerá o avanço de uma intensa massa de ar frio pelo país. Há previsão de formação de geada pela manhã na região da Campanha Gaúcha. Além disso, há uma pequena possibilidade de queda neve à noite, nos Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina e na Serra Gaúcha.
As temperaturas começarão a cair em parte das Regiões Centro-Oeste.
Os ventos começam a se intensificar à noite no litoral sul e leste do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina com rajadas de vento podendo variar entre 50 e 60 km/h (Ver Nota conjunta Marinha e INMET).
Terça-feira (17)
Na madrugada de terça-feira (17), a previsão é de formação de geada no norte de Santa Catarina, em grande parte do Estado do Paraná e no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
A geada poderá ser forte no centro e sul do Paraná.
As temperaturas terão queda mais acentuada em áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e também no sul da região Amazônica, configurando o segundo episódio de Friagem neste mês de maio.
No decorrer do dia, um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul intensificando ainda mais os ventos no sul e leste do Estado. As rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul do Rio Grande do Sul.
A Figura 1 apresenta a previsão de rajada de vento para a noite de terça-feira (17). Áreas em azul indicam rajadas superiores a 32 m/s (115 km/h).
A massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana, configurando assim a primeira onda de frio de 2022.

Com informações do Inmet