Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

As noites atrasadas e as mentiras no final de semana são ruins para a sua saúde



Bater o botão de soneca nos fins de semana para compensar os começos iniciais durante a semana pode estar fazendo mais mal do que bem. O jetlag social - que ocorre quando seu trabalho e compromissos sociais estão em conflito com seu desejo inato de dormir em certos momentos - pode aumentar seu risco de doença cardíaca.

Segundo a revista New Scientist - O jet-jet social é semelhante ao cansaço que as pessoas sentem ao viajar de um fuso horário para outro , mas tem uma causa diferente. "Muitas pessoas estarão acordando às 7 da manhã durante a semana, mas indo dormir mais tarde e dormir nos fins de semana para compensar", diz Sierra Forbush na Universidade do Arizona em Tucson.

Para investigar os efeitos do jet-jet social, a equipe de Forbush analisou dados de 984 adultos residentes na Pensilvânia, EUA. Para calcular a quantidade de jato social que experimentaram a cada semana, Forbush comparou os pontos médios entre as pessoas que disseram que foram para a cama e acordaram durante a semana e os fins de semana. Ela também ajustou por quanto tempo as pessoas dormiam a cada semana e se elas sofreram de insônia .

A equipe descobriu que, para cada hora de jato social, houve um aumento de 11% na probabilidade de uma pessoa terdoença cardiovascular . O jet-jet social também estava ligado a um humor pior e aumento da sonolência e da fadiga .

As pessoas que experimentaram apenas uma hora de jetlag social a cada semana - o equivalente a ir à cama à meia-noite e acordar às 8 da manhã nos fins de semana e às 11hs e às 7hs da semana - eram 22 por cento mais propensos a classificar sua saúde como bom, em vez de Excelente e 28 por cento mais propensos a classificá-lo como justo ou pobre. "Não se trata apenas de dormir o suficiente, mas de dormir regularmente: idealmente você quer ir dormir e acordar ao mesmo tempo todos os dias da semana". Diz os cientistas.


0 visualização