top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Apac divulga previsão de chuvas para Fevereiro, Março e Abril em Pernambuco


Chuvas foto ilustração

Na última quinta e sexta-feira (19 e 20 de janeiro), foi realizada a Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, realizada por meio de videoconferência, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).


A previsão climática para trimestre fevereiro-março-abril/2023 indica acumulado de chuva de normal a acima da média para todas as regiões pernambucanas.


É importante salientar que o trimestre corresponde ao período chuvoso da região do Sertão. Neste período, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e espacial e pode ocorrer precipitações com intensidade forte acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Visto as anomalias positivas de TSM do Atlântico, o litoral pernambucano também está sujeito a eventos intensos de chuva, por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias e dos avisos emitidos Meteorológicos pela APAC.


A previsão climática sazonal para o período de fevereiro a abril de 2023 foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o referido trimestre, bem como nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global.


Os modelos climáticos de previsão da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) dos oceanos indicam condições de neutralidade na região equatorial do oceano Pacífico e no Atlântico Tropical Sul, a previsão é aquecimento.


Veja as médias para fevereiro, março e abril:


Fevereiro

RMR - 122,9 mm

Mata - 81,0 mm

Agreste - 57,2 mm

Sertão - 92,3 mm


Março

RMR - 212,2 mm

Mata - 128,2 mm

Agreste - 90,6 mm

Sertão - 133,8 mm


Abril

RMR - 269,2 mm

Mata - 159,6 mm

Agreste - 103,0 mm

Sertão - 99,2 mm

0 comentário

Comments


bottom of page