Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Alunos-atletas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo embarcam para o Canadá



Depois dos meses de ansiedade, o dia do embarque. Os 20 alunos-atletas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME) viajaram na manhã deste domingo (6) para um intercâmbio educacional-esportivo de dois meses. Eles embarcaram no Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre rumo à cidade de Quebéc, no Canadá e foram recepcionados pelo governador Paulo Câmara. Foi a primeira turma dos estudantes pernambucanos que fazem parte do Programa Ganhe o Mundo a viajar nesta temporada.

Os jovens esportistas realizam o primeiro trecho da viagem a São Paulo. De lá, seguuiram na noite deste domingo para o Canadá, onde desembarcaram na cidade de Quebéc nesta segunda-feira (7). “Acredito que a ansiedade não era somente deles (atletas), mas nossa também. Queremos ver o quanto antes o impacto positivo dessa experiência nessas jovens promessas do esporte pernambucano. Nosso objetivo é o de valorizar a educação atrelada ao esporte. Nada melhor do que fazer isso podendo ofertar aos alunos-atletas um intercâmbio multidisciplinar”, pontuou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Antes de viajarem, os atletas demonstraram ter muita expectativa no portão de embarque do Aeroporto do Recife. “Estou bastante ansiosa, espero que dê tudo certo com a adaptação à comida, ao clima, aos horários. Já pesquisei sobre o Canadá e acho que vou me dar bem, mas quero chegar logo. Espero que o treinamento seja bastante forte lá para que me auxilie quando eu retornar ao Brasil e for competir”, afirmou Rayssa Venceslau, judoca da Escola de Referência do Ensino Médio Augusto Severo, de Jaboatão dos Guararapes e uma das selecionadas da turma deste ano.

Na cidade canadense, os 20 jovens esportistas do PGME 2017 vão se hospedar em casas de família locais. Além disso, o treinamento das suas respectivas modalidades irá se concentrar em centros de excelência esportiva, a exemplo da Université Laval, Novagym e Académie D’Arts Martiaux du Quebec, as duas últimas voltadas para as artes marciais. Lembrando que essa é a terceira vez que o Canadá é escolhido como o destino do Ganhe o Mundo Esportivo. Nos últimos dois anos, os participantes do programa estiveram tanto na cidade de Quebéc, quanto em Montreal, para realizar o período de treinamento esportivo e estudo da língua inglesa.

Desde que foram selecionados para o PGME 2017, em março, os 20 alunos-atletas passaram por um processo intensivo de estudos e preparação para o intercâmbio de dois meses. O principal foco foi nas aulas de inglês, que eles tiveram de forma particular. Lembrando que na lista do programa deste ano foram contempladas seis modalidades, sendo dez representantes do atletismo, três do judô, dois da natação, um do ciclismo, além dos estreantes no programa: três atletas da luta olímpica e uma jovem do karatê. Entre os selecionados, 16 atletas foram campeões da edição de 2016 dos Jogos Escolares de Pernambuco. Os representantes deste ano são provenientes do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Petrolina, Trindade, Bezerros, Abreu e Lima, Bodocó, Paulista e Arcoverde.

ALUNOS-ATLETAS PROGRAMA GANHE O MUNDO ESPORTIVO 2017

1 Henrique Pereira Silva – Atletismo, 16 anos - Escola Poeta Carlos Drumond de Andrade/ Petrolina

2 Maria Raiara Souza dos Santos – Atletismo, 16 anos – Escola Poeta Carlos Drumond de Andrade/Petrolina

3 Tamires da Silva Alves – Atletismo, 17 anos – Erem Santos Dumont/Recife

4 Eduardo da Silva Tavares de Lima – Atletismo, 16 anos – Escola Nossa Senhora de Fátima/Ouricuri

5 Anne Carolenne Ordonio da Silva – Karatê, 16 anos – Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos/Bezerros

6 Lucas Matheus Vitor Silva de Melo – Luta Olímpica, 17 anos – Escola Rosa de Magalhães Melo/Recife

7 Júlia Leticia de Melo Ratis – Atletismo, 17 anos –Escola Professora Isaura de França/Abreu e Lima

8 Emannuel Clemente Magalhães – Judô, 17 anos – Escola Monsenhor José Kehrle/Arcoverde

9 Ingrid Gomes da Cruz – Atletismo, 17 anos – Escola Manoel Borba/Recife

10 Tarciele dos Santos Pinto – Natação, 16 anos – Escola José Glicério/Jaboatão dos Guararapes

11 Vitória Lídia Clemente da Silva – Luta Olímpica, 16 anos – Erem Senador Paulo Pessoa Guerra/Recife

12 Fransueldes Mendonça de Sá Filho – Atletismo, 15 anos – EREM Governador Muniz Falcão/Trindade

13 Rayssa Alessandra Barbosa Venceslau – Judô, 15 anos – Erem Augusto Severo/ Jaboatão dos Guararapes

14 Ivini Iasmin Rodrigues Martins – Atletismo, 15 anos – Escola Dom Idílio José Soares/Ouricuri

15 Ryan Vinicius Lucena de Amorim – Judô, 15 anos – Escola João Matos Guimarães/Paulista

16 Rayssa Cavalcanti da Silva – Luta Olímpica, 15 anos – Erem Engenheiro Lauro Diniz/Recife

17 Vanessa Renata de Souza Duarte – Ciclismo, 15 anos – Escola João Carlos Lócio de Almeida/Bodocó

18 Iasmin Hevellin Ribeiro – Natação, 15 anos – Escola José Glicério/Jaboatão dos Guararapes

19 Mário Victor Macedo de Carvalho Angelim – Atletismo, 15 anos – Colégio da Polícia Militar de Pernambuco Anexo I/Petrolina

20 Alfredo Ferreira Lima Neto – Atletismo, 15 anos - Colégio da Polícia Militar de Pernambuco Anexo I/ Petrolina


0 visualização