Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Alepe sedia lançamento do tema da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco


‘Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar!’ é o mote desenvolvido pelo Fórum LGBT de Pernambuco para a 18ª Parada da Diversidade do Estado. O lançamento do tema será oficialmente nesta sexta-feira (28.06), no auditório Ênio Guerra, às 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.


De acordo com o representante do Fórum LGBT, Thiago Rocha, o tema deste ano surgiu com a perspectiva de realizar um resgate desta luta em Pernambuco, cuja memória soma 20 anos de história no território pernambucano. “Diante de uma sociedade machista que temos, sem igualdade e respeito à população LGBT, realizar mais uma Parada da Diversidade é um ato de resistência por si só. Nós convivemos diariamente com relatos de LGBTfobia e, assim como a Parada, as ações que promovemos é em busca de fazer valer a luta de outrora e seguir adiante. Principalmente por estarmos vivenciando um momento político que tenta retroceder nossas conquistas e desconstruir o tamanho das nossas pautas”, explica Thiago.


O Fórum LGBT de Pernambuco é composto por representantes de 25 instituições e tem como princípio a consolidação da cidadania plena, combate ao maxismo, sexismo e LGBTfobia. A Parada da Diversidade é a maior de todas as ações realizadas pelo colegiado e envolve um grande número de pessoas, desde a organização até o público que vem contemplar o evento. No ano passado, o evento contou com 500 mil pessoas, espalhadas pela Avenida Boa Viagem.


“Quando convidado pelo Fórum LGBT, de pronto, manifestei meu apoio à realização do lançamento na Casa de Joaquim Nabuco. Vamos somar na defesa da igualdade de gênero, na construção de dignidade à população LGBT, à conscientização das pessoas e, sobretudo, no enfrentamento ao preconceito”, comentou o deputado estadual Isaltino Nascimento, que participa amanhã do evento.


Stonewall Inn – Ainda de acordo com os organizadores do evento, o tema ‘Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar’ também contempla o episódio que deu início ao destaque da luta LGBT, para além dos guetos, no mundo. No ano de 1969 um grupo LGBT deu início à luta pelos seus direitos e libertação gay, tendo como sede o bar Stonewall Inn, em Nova York. A partir de então, o evento foi considerado referência da luta pelas conquistas da população LGBT no mundo.


Neste ano, o Stonewall comemora 50 anos. “Então, além de mostrar que temos história, queremos reafirmar que vamos permanecer em resistência, pelo enfrentamento do preconceito ainda presente em nossa sociedade. Já contamos com equipamentos de ordem política como Conselho LGBT, Coordenadoria LGBT, Centro de Combate à Homofobia, entre outros. Sabemos o quanto nossa pauta é difícil, mas reforçamos que estas são nossas conquistas”, completa Thiago Rocha.


A Parada da Diversidade acontece este ano no dia 15 de setembro, na Avenida Boa Viagem, Recife.

0 visualização