top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Agricultores relatam prejuízos por dificuldades em captar água da barragem Nilo Coelho em Terra Nova


Sem reforma desde 1995, as pedras estão se soltando por causa das fissuras, infiltrações na barragem de Terra Nova. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

A barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, está com a estrutura danificada. Por conta do risco de rompimento, as comportas da barragem foram abertas para esvaziar a represa. O problema é que muitos trabalhadores rurais e pescadores dependem dessa água da barragem.


O susto no início do ano foi grande, cerca de 1.200 pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas por causa do risco de rompimento da barragem Senador Nilo Coelho. A represa está com uma estrutura danificada e precisa de reparos.


"As partes dos blocos de concreto estão se soltando, porque no início o barramento era de degrau. Aí a última reforma que teve foram preenchendo esses degraus, e acabou que ela ficou lisa. A força da água acabou soltando esses blocos e preenchendo os degraus, mas tem muitas infiltrações em torno de todo o paredão", disse o coordenador da defesa civil em Terra Nova, João Bosco Ferreira.


As comportas foram abertas para tentar esvaziar a barragem e continuam até hoje. Mas, por todos os problemas que a barragem Senador Nilo Coelho apresenta, o risco de rompimento ainda existe. E nem por isso, os reparos na estrutura foram realizados.


"A gente tem documentos do poder público municipal, legislativo e executivo, e desde 2008, vem levando esse pleito, da reforma da barragem Nilo Coelho, ao governo do estado de Pernambuco, mas até o momento a gente não sabe se tem um projeto específico para a reforma da barragem. E a gente já tem a apreensão que já venha o próximo ano, e tenha que viver o mesmo drama que viveu no início do ano, em março, quando cerca de 1.200 pessoas tiveram que deixar suas casas com o risco de haver o rompimento", revelou João Bosco.


Desde janeiro, a barragem vinha recebendo chuva. Ela sangrou no dia 27 de março. Um dia antes, foi ativado um plano de contingência com ações emergenciais caso ocorresse algum desastre com a barragem. O plano seguiu até o dia 03 de junho, e, atualmente, a barragem está com 96% da sua capacidade.

A barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova, transbordou — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Com as comportas abertas e o nível baixando aos poucos, mesmo ainda com o risco de rompimento pela fragilidade da estrutura, um outro problema está sendo levantado: os agricultores reclamam que estão sendo prejudicados para conseguirem captar água para irrigar a plantação de cebola, principal cultura em terra nova.


A expectativa é que o impasse seja solucionado, sem causar prejuízos aos agricultores, nem oferecer riscos à população de Terra Nova. "São muitos plantios às margens da barragem Nilo Coelho e a gente espera que a Secretaria de Recursos hidrícos venha fazer um levantamento de todos os plantios que está às margens, e que se possa, com segurança, fazer cálculos, que nos traga a resolução desse impasse", disse João Bosco. (Por G1 Petrolina)

0 comentário
bottom of page