Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

Afogados da Ingazeira (PE) recebe reconhecimento nacional por iniciativa sustentável



Mais um reconhecimento nacional às ações municipalistas voltadas à preservação do Meio Ambiente. O Município de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, foi premiado com o 2º lugar na categoria Uso/Manejo sustentável dos recursos naturais durante a 7ª edição do Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, em Brasília, e contou com a presença do prefeito da cidade, José Patriota, que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

O Município ganhou destaque por desenvolver o Sistema de tratamento biológico de efluentes. Na prática, o projeto transforma, por meio de biofiltros, esgoto em água boa para a irrigação. A iniciativa nasceu a partir da necessidade de reduzir custos e de aproveitar a água utilizada para irrigar a grama do estádio do time de futebol da cidade. “Esse prêmio valoriza e reconhece as iniciativas de sustentabilidade ambiental que são realizadas pela comunidade sob a coordenação da prefeitura municipal. Isso motiva os gestores a pensar, a criar e agir em favor do Brasil. Agradeço a toda a nossa equipe e ofereço o prêmio ao povo de Afogados da Ingazeira pelo reconhecimento nacional”, disse Patriota.

Ao receber o prêmio, o agradecimento foi diferenciado, em forma de poesia. “Esse prêmio incentiva aos gestores da nação a pensar a gestão pública com olhar e inovação e produzir para o povo promovendo integração”, ressaltou a assessoria técnica da prefeitura em parte do discurso. Mais cedo, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, destacou a importância da iniciativa de Afogados da Ingazeira e parabenizou o projeto. “As gestões públicas afinadas com o Meio Ambiente serão tendências no mundo. Afogados da Ingazeira é um belo exemplo. Isso me deixa muito feliz. Um belo trabalho. Eu diria que a iniciativa é a antecipação de uma tendência do que vai acontecer no Brasil e no mundo. Afogados da Ingazeira traz o futuro para o presente quando assume essa agenda. Espero que sirva de exemplo para todos os Municípios do Brasil”, ressaltou.

Premiação O Prêmio Melhores Práticas da A3P é um reconhecimento nacional de projetos-modelo e objetiva reconhecer os projetos implementados, dar visibilidade às iniciativas e incentivar outros órgãos a aderirem à A3P. A premiação acontece paralela ao 10º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, com o tema Água: Nem Sempre é Muita, Nem Sempre se Renova. E as outras doze iniciativas também serão apresentadas no decorrer do evento.

De acordo com o MMA, a premiação é realizada a cada dois anos e reconhece ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, com projetos implementados. Nesta edição, mais de 70 projetos concorreram ao pleito.

ODS

A CNM destaca que iniciativas como a do Município pernambucano, além de servirem de inspiração para outros gestores, contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste caso, Afogados da Ingazeira tem buscado “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, o sexto objetivo da Agenda internacional. O prefeito, Patriota, representa a CNM e os Municípios na Comissão Nacional sobre o tema.


0 visualização