top of page
banner technobytes.jpeg
Banner Aveloz
  • Foto do escritorMikael Sampaio

Abertas as pré-inscrições para a 25ª CIÊNCIA JOVEM


Estão abertas, até o fim do mês, as pré-inscrições para a 25ª Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco. Trata-se de uma das maiores feiras de ciência do país, que conta com a participação de cerca de 300 projetos, de escolas de todos os estados e de outros países. O registro antecipado não significa a inscrição definitiva, que será em agosto, mas garante um ponto no resultado final. O cadastro deve ser feito pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br/.


Segundo o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, a pré-inscrição é uma maneira de estimular a realização dos projetos durante todo o ano letivo. “Queremos que o trabalho de pesquisa para a Ciência Jovem seja integrado aos conteúdos pedagógicos escolares, de forma a incentivar o ensino experimental de Ciência nas escolas”, diz.


A CIÊNCIA JOVEM é realizada anualmente em Pernambuco por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Este ano, ela chega à 25ª edição, a mesma idade do Museu, e promete ampliar o sucesso do ano passado, quando mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes dos projetos. A Feira será realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Shopping RioMar.


Podem participar escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. 


Para os projetos de alunos, são cinco categorias: Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos alunos de outros países.


Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica, exposto por meio de pôsteres.


No dia 31 de março, encerrou-se o período para afiliações de Feiras de Ciências à 25ª Ciência Jovem, uma forma de garantir a integração entre Feiras de Ciência em todo o país e no exterior. Foram 84 afiliadas, de 22 estados do Brasil e de outros cinco países.


CONFIRA O CALENDÁRIO DA CIÊNCIA JOVEM


01 a 30/04 - Pré-inscrições 01 a 31/08 - Inscrições definitivas 20/09 - Divulgação dos projetos selecionados 06 a 08/11 - Realização da 25ª CIÊNCIA JOVEM

0 comentário
bottom of page