IMG-20191213-WA0051.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

500 profissionais serão capacitados em 50 municípios de Pernambuco no Mãe Coruja Amenta


Visando a melhoria de indicadores sociais, sobretudo referentes à nutrição infantil, cerca de 500 profissionais serão capacitados para atuarem como multiplicadores de mecanismos de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável em 50 municípios de Pernambuco.


A ação começou nesta segunda-feira (25/03/2019), em Agrestina, abrangendo os profissionais de Agrestina e Ibirajuba, no Agreste, e deverá terminar no dia 5 de julho, já no município de Salgueiro, que abrange os Profissionais de Terra Nova e Mirandiba, no Sertão.

A estratégia Mãe Coruja Amamenta e Alimenta, como foi batizada a iniciativa, é uma realização do Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP), através das Secretarias do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).


Resultado de um trabalho intersetorial, a estratégia tem como objetivo estimular o trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Programa Mãe Coruja Pernambucana.


Nas oficinas, estão previstas atividades sobre alimentação para gestantes e nutrizes, aleitamento materno e alimentação complementar, trabalhos em grupo, construção de agendas e planos de ação.


A iniciativa reforça o fomento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), desenvolvidas no Programa Mãe Coruja Pernambucana desde a sua implementação. Para isso, serão realizadas oficinas para formação de multiplicadores com carga horária de 8 horas, em 27 turmas, nos municípios de: Agrestina, Ibirajuba, Panelas, Jurema, São Caetano, Tacaimbó, Belo Jardim, Sanharó, Riacho das Almas, Vertentes, Camocim, Sairé, Bonito, Jataúba, Itaíba, Águas Belas, Saloá, Iatí, Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha, Lajedo, Calçado, Jucati, Jupi, São João, Canhotinho, Angelim, Palmerina, Garanhuns, Paranatama, Caetés, Capoeiras, Bom Conselho, Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Custódia, Sertânia Ibimirim, Manarí, Tacaratú, Inajá, Petrolândia, Jatobá, Terra Nova e Mirandiba.

32 visualizações