Capture+_2020-02-03-18-40-35.png
banner.jpg
IMG-20191110-WA0069_edited.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • Mikael Sampaio

1° Grande encontro da Família Sampaio


Uma das maiores família do Brasil realiza seu primeiro encontro na cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, neste sábado (29/07) no club ACS.


Historia

A família Sampaio possui certa popularidade no Brasil. É certo de que não tanto quanto Silva, Costa, Souza, mas também nem tanto raro como alguns nomes específicos. Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre os Sampaios e suas origens.

O sobrenome Sampaio, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Sampaio

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Classificado como toponímico, pois possui origem geográfica provavelmente advinda de uma Vila ou comunidade em Galiza. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza.

Tomou o nome da Honra de Sampaio, localidade junto a Vila-flor. Tal local tinha este nome em homenagem a Sampaio, o nome vem de Sanctus Pelagius (Santo Pelagius, o que depois se transformou em Sam Peaio. Posteriormente foi transformado em Sampaio.

Existem alguns registros afirmando que Sampaio é um sobrenome de origem hebraica, com uma junção de São e Paulo.

Curiosidades

Pelagius, que deu origem ao sobrenome Sampaio, vem do latim e significa marinho.

No Brasil, existe um bairro no Rio de Janeiro com o nome Sampaio.

O sobrenome Sampaio significa ousadia, espirito competitivo, independência, força de vontade e originalidade.

Variantes do sobrenome Sampaio

O sobrenome Sampaio não possui muitas variantes. Derivado do nome de um santo, este passou a ser um sobrenome bem específico sem mudanças ao longo da história.

Brasão da Família Sampaio

O brasão da família Sampaio é dividido em quatro partes. O primeiro e o quarto de ouro com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho. O segundo e o terceiro xadrez de ouro e de negro de sete peças em faixa e oito em palo. A borda de vermelho carregada de oito S’s de cadeia, abertos, de prata.

Salgueiro

A família Sampaio é uma das famílias mais influente do município de Salgueiro-PE, destacando-se tanto na historia do município, quanto na política, a família Sampaio de Salgueiro é descendente do Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio.

Romão Pereira Filgueira Sampaio


Romão Pereira Filgueira Sampaio, nasceu em Barbalha - CE no ano de 1843 e faleceu em Salgueiro-PE no ano de 1918, com 75 anos de idade. Filho de Joaquim Pereira Filgueira e Francisca Teodora Sampaio.

Segundo o Brasão dos Sampaios, consta que a sua família se originou do português Vasco Pires de Sampaio conterrâneo e amigo de D. Fernando de Castela e D. João I.

Teve uma família numerosa, composta de 27 filhos, sendo sua última esposa a senhora Idalina Gonçalves Lima descendente de Famílias radicadas em Triunfo e Serra Talhada.

Era sobrinho do Coronel José Pereira Filgueira Sampaio, chefe da Junta Governadora do Ceará, que o levou para residir em jardim-CE, onde era político de grande influência. Com a morte de seu tio, veio residir em Salgueiro, recebendo de uma grande amiga, a senhora Donana da Cruz, a doação de três grandes propriedades, as Fazendas Cruz e Negreiros em Salgueiro e a Fazenda Riacho do Meio em Jardim-CE, tornando-se assim agricultor e pecuarista.

Enveredou pelos caminhos políticos através de suas ações generosas e de seu espírito de servir. Foi o primeiro prefeito eleito em Salgueiro, saindo vitorioso na campanha eleitoral realizada em 1867.

Recebeu o título de Coronel da Guarda Nacional que era concedido às lideranças, de acordo com um decreto do Imperador D. Pedro II.

O encontro

A intenção é reunir e aproximar a família Sampaio. Evitando nesse momento assuntos​ de política e polêmicos . A intenção é unir todos da família em um só lugar.

Será neste sábado (29/07) sábado na ACS Salgueiro - PE, iniciando às 18 horas, onde terá bênção religiosa, atrações regionais, jantar, churrasco e muita diversão. Um grande evento que reunira a família de todo o Brasil que já estão confirmadas.


602 visualizações